quarta-feira, 8 de outubro de 2008

Era uma vez...

...num lugar muito, muito distante e numa época onde as coisas eram bem mais difíceis do que são hoje, havia um velho sábio que resolver peregrinar com seu discípulo pelo mundo, a fim de ensinar-lhe todas as coisas que precisava aprender.
Eles chegaram numa região muito seca e pobre. Ao longe avistaram uma velha casa, de paredes descascadas e telhas faltando no telhado. Eles pediram entrada na velha casa. Lá havia um senhor, sua senhora, cinco filhos e uma vaca magra.
O sábio sentou-se e pediu um copo com água e prontamente foi a tendido pela senhora da casa, o discípulo também bebeu da água, ao fim de sorver o liquido do copo, ele perguntou ao dono da casa:

- Essa é uma região muito pobre, não?!
- É sim - respondeu o dono da casa.
- E como o senhor faz para sobreviver aqui, com uma mulher e mais cinco filhos? - perguntou o discípulo, intrometido.
- Bem – começou o senhor a responder – graças a Deus eu tenho uma vaquinha lá no quintal, ela dá quatro litros de leite por dia, dois eu vendo e compro mantimentos, que é pouco, mas tem dado pra nós, e os outros dois nós bebemos.

O sábio nada falou, apenas agradeceu o copo d'água e foi-se embora com o discípulo. Eles caminharam um bom tempo, quando avistaram, nada mesmo do que a vaca que pertencia ao senhor da fazenda onde eles tinham bebido água. O sábio e o discípulo pararam diante da vaca, o sábio foi o primeiro a falar:

- Quero que jogue essa vaca de cima desse precipício para que morra.
- Mas mestre – retrucou o discípulo, incrédulo – o senhor vai acabar com a vida daquela família, o senhor não o ouviu dizer que era dessa vaca que ele tirava o sustendo? Como pode ser tão cruel? Ela deve ter fugido, vamos devolvê-la, é o certo a fazer.
- Quero que jogue essa vaca de cima do precipício para que morra – repediu o sábio, sem dar mais explicações.

Como tinha jurado confiar e obedecer aquele velho sábio o discípulo fez o que ele tinha lhe mandado, mas seu coração chegava a doer. Como foi planejado, a vaca foi jogada, e teve uma morte rápida. O sábio e o discípulo foram embora sem olhar para trás.
Alguns anos se passaram e se aproximava o fim do estagio do discípulo, o mestre veio até ele e disse que queria passar-lhe uma ultima lição, disse que ele entenderia tudo, que aliviaria seu coração com essa ultima viagem. O sábio o mandou sozinho para a mesma casa que eles tinham bebido água um dia, a mesma casa que a família tinha como único sustendo uma velha vaca magra. O discípulo sem entender o propósito do mestre, e achando-o cruel ao ponto de querer saber quão grande era a desgraça que ele tinha causado, mesmo assim, ele viajou para a região.

Ao longe pode avistar, no lugar da velha casa, uma casa grande, agora era uma fazenda prospera, grama verde, galinha, patos, cabras, cavalos, vacas e muitos homens trabalhando. O sábio foi até a porteira, quem veio atendê-lo foi um homem bem nutrido, corado e feliz. Ele pediu noticia de um certo senhor que havia morada alí há muito tempo atrás, o homem forte disse que ele quem sempre tinha morada naquele região. O senhor disse:

- E eu te conheço, homem. Você esteve em minha porta e pediu água, estava junto com seu velho mestre.
- Sim, pois sou eu mesmo – confirmou o discípulo, ainda sem entender o que havia se passado e porque tudo tinha mudado daquela maneira, ele perguntou: - mas o que houve, se me lembro bem, o senhor tinha apenas uma vaca para seu sustento, explique-me?
- Pois bem, houve um acidente naquele mesmo dia que você esteve aqui, minha vaca caiu do precipício e morreu. Quando eu me vi diante daquela situação, tive que buscar outros meios para sobreviver, e descobri que era capaz de fazer muitas coisas, trabalhei duro, e agora estou aqui, tenho uma das melhores fazendas da região. Sou talvez, o homem mais rico e feliz da região, meus filhos estão estudando e minha mulher espera outro bebê, tenho vários empregados que com esse dinheiro eles sustentam suas famílias.

O discípulo, calou-se, deu meio volta e foi-se embora. Ele entendeu tudo que o sábio havia feito, e não conseguiu pensar em outra frase a não ser: "há males que vêm para bem". Em seu caminho de volta o discípulo rio de si mesmo, por não ter pensado numa frase tão antiga, que ele julgava ser tão boba e inútil. Daquele dia em diante ele passou a ser um sábio.

Dia 05 de outubro minha vaca caiu do precipício, e entrou em estado de coma. Sei que ela tem data certa para morrer. E eu não temo nada que está por vim. O mundo é grande e o caminho me espera, talvez não será nesta terra que verei as flores lindas que sonhei no meu inverno. Vou seguir em frente, de cabeça erguida, por que lá estive por capacidade, não por privilégios ou subterfúgios. Lutei, fiz o meu melhor, tenho consciência que sou um astro que emite luz própria. Brilhei, e se brilho aqui, brilho em qualquer outro lugar. Seguirei em frente [sempre] por que eu sei que há males que vêm para bem.

18 comentários:

  1. amore calma
    eu sou prova viva q vacas e boiadas inteiras podem ir p o precipicio
    e tudo ficara bem
    toda mudanca e benefica
    tudo é evolucao

    bjos
    se cuida e tenha fé

    ResponderExcluir
  2. Isso! anda para a frente que atrás vem gente!

    é um saco quando as "vacas entram em coma", e nós entramos em pânico! mas quando a tempestade passa vem o arco íris! :)

    Se cuida.

    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Concordo que mudanças são boas, mas a minha vaca tá amarrada em várias coisas importantes pra mim no momento, se ela cair no precipício... ai ai... tadinho de mim...

    ResponderExcluir
  4. Por mais que não seja facil,bom saber que vc esta bem e preparado pro que vier,lindão.

    Torcendo muito por vc,viu. Com ou sem vaca.

    Bjo

    ResponderExcluir
  5. Ai querido, linda história!

    Então, acho que sei que vaca é a sua. Desejo que com a mudança voce mude de uma casinha para uma fazenda grande e uma vida muito feliz!


    Torcendo por ti! - Sempre!

    Beijo!
    :D

    P.S.: Saudade!

    ResponderExcluir
  6. ooi :)
    adorei seus textos e seu blog. muito bons!
    podemos te linkar?
    beeeijo :*

    ResponderExcluir
  7. é verdade, nunca tinha lido essa história em lugar nenhum.

    confio no seu potencial, abraço.

    ResponderExcluir
  8. ... (sem palavras cabíveis).
    saudades de tu moço. deseje bom niver pra sua mama.
    abçãOO migOO

    ResponderExcluir
  9. Melhor não comentar nada. Você é a pessoa mais certa para comentar e, até já fez isso, com a tua conclusão da postagem.


    http://pulchro.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  10. sim!!!
    há males que vêm para o bem!!!
    é difícil desapegar em algumas coisas... ou até mesmo seguir um novo caminho acompanhado de tanta insegurança!!!
    amei o texto!!! é seu???
    bjos

    ResponderExcluir
  11. tudo de aclamará baby...
    após a tempestade, segue a bonança
    um beijo nmeu querido... luzzz
    e tenho 1 meme pra vcc

    ResponderExcluir
  12. agora eu entendi o que vc quis dizer, meu lindo...

    Bem, que venha o futuro e o que ele nos reserva!

    Beijo!

    ResponderExcluir
  13. Eu já conhecia esta história e sempre achei ótima...Espero que a mesma seja motivo para voce correr atrás de seus sonhos...Não tenha medo,mas não "relaxe" lute pois ´so vc sabe o q o é melhor pra vc, entao lute por isso e seja feliz...Vc merece
    Não vai ser facil...Mas quem foi que disse q a vida é facil??

    ResponderExcluir
  14. Ainda bem que você sabe, Jarbas :O
    O mal é só quem fica sentindo falta do brilho... mas tudo bem, né, o Sol sempre volta algum dia...

    ResponderExcluir

agora me conte você…