segunda-feira, 10 de agosto de 2009

o advento das máscaras


"Três mil pessoas tem gripe suína, todos usam máscara. 33 milhões tem AIDS, mas ninguém quer usar camisinha"

— Anônimo.

Humanos. Como somos seres realmente fascinantes e contraditórios, não é?! Desde o anúncio da chegada do vírus Influenza A, causador da nova gripe H1N1, instaurou-se o caos em Curitiba. As aulas foram canceladas, para todos os lados que se olha vê-se gente usando máscaras cirúrgicas, que não sabendo as pessoas, tem vida útil de 2 horas no máximo; a indústria do álcool domestico nunca lucrou tanto.


Já vamos para quase 15 dias de escolas e faculdades fechadas, mas as pessoas continuam se aglomerando nos shoppings, cinemas e parques. "Qual o sentido pra isso?", pergunto. Não pensem que eu quero negligenciar a existência, a ameaça e/ou a periculosidade do vírus, mas se é para fazer uma campanha de prevenção, que seja uma coisa séria, que abranja a todos. Pra que tirar as pessoas das escolas, mas deixarem-as se amontoar em outros espaços?

Ainda penso que é muito alarde para pouco perigo. Esse pandemônio se dá, talvez, por causa das autoridades responsáveis que não divulgam os reais números de mortos e a que nível estamos de contaminação. Sinceramente, eu continuou com minhas atividades normais, não tão normais quanto eu gostaria. Como forma de prevenção tenho lavado as mãos com mais frequência, comendo frutas com vitamina C, bebendo bastante água e torcendo pra não ser infectado.


No fim, essa nova gripe é puramente seleção natural. Cruel, não. Realista, sim. A história da humanidade está cheia de casos de pragas, pestes e pandemias, eis mais uma. Vamos torcer pra estarmos no grupo dos mais fortes, os fracos, já sabemos o destino. 

E pessoas, tirem essas máscaras, não é nada fashion, vou te contar…

12 comentários:

  1. Estou realmente facinado com este blog, hoje foi o meu primeiro dia de aula na faculdade, no quarto ano de Enfermagem, e minha professora nova de gestão em saúde pública iniciou a aula falando justamente disso, a respeito das aglomerações em shoppings e parques e que não fazia sentiro parar as aulas por mais tempo e que os técnicos da vigilancia epidemiologica e mestres no assunto já previam essa pandemia, assim como preveem que ela piore em algum tempo e volte... disse também sobre as máscaras e tudo mais... rs, parabéns pela sua sensiblidade ao escolher os temas!

    ResponderExcluir
  2. as pessoas doentes estão com 39 de febre e não saem de casa pq estão com 39 de febre! então as que estão nas ruas devem estar doentes, mas de outras coisas.

    ResponderExcluir
  3. Eu acho q este virus é + letal q c imagina, senao pra q o governo estao com todo este medo, mas concordo que cancelar aulas e outras loucuras + q estao fazendo é ridiculo.

    Só falta a igreja catolica comecar a dizer, nao usem mascara, morram pq é coisa de Deus, como fazem com a camisinha.

    abs

    ResponderExcluir
  4. AHUAhauahaua... quero comentar denovo kkkkk, adorei, acho que a igreja jah disse isso outro dia ahuahuhau!!! Digno. As sociedade tem que ter um inimigo público neh gente, elegeram a pobre gripe, rídiculo? sim. pois como eu disse (e para quem estuda esse assunto é óbvio) já era algo esperado... o medo não era de uma pandemia esperada, e sim de como uma sociedade sub desenvolvida (hemisfério sul no inverno) ia lidar com isso, porque? porque precisamos servir de cobaia para quando as potencias mundiais passarem por isso já ter desenvolvido tecnologias e estudos suficientes... Agora... o que vc vai fazer na semana que as aulas foram dispensadas? Eu acho que todos vão pensar assim como eu, vou aproveitar, vou sair, vou p balada, ou seja, vou pegar metro, vou andar em lugares cheios de gente... por isso nao faz sentido... talvez faça um pouco de sentido com relação as aulas das CRIANÇAS, pois elas tem maiores fatores de risco para essa gripe, e sabemos que elas não praticam sempre todas as regras de higiene... agora e nas faculdades? Parar toda a procução científica por causa disso? Eu acho que por pior que seja a faculdade um aluno neste nível de conhecimento (e incluo técnico, cursos e até nível médio) já vão entender a importancia de manter as janelas abertas e lavar as mãos não acham? É apenas questão de sensibiliza-los. Bjooooo!

    ResponderExcluir
  5. A coisa ta feia,Jarbas. Dizem que nem estão noticiando a verdade pra não causar panico,mas as escolas já estão sendo fechadas aqui em SP e os hospitais pedem pra só irem quem realmente precisa.

    Abraços!

    ResponderExcluir
  6. Adorei honey!
    Acabei de twittar, perfeito como sempre!

    ResponderExcluir
  7. oh jarbas, qto tenpo não falo contigo...
    como andam as coisas na faculdade?
    abração

    ResponderExcluir
  8. e não é q é?! e a camisinha hein?! hehehe

    ResponderExcluir
  9. Aqui no Rio de Janeiro a situação só está diferente quanto às máscaras. mas as aulas estão paradas. Eu não sei qual a real utilidade disso, mas seu que também estou me aproveitando, levando em conta a quantidade de trabalhos que eu DEVERIA estar fazendo. Quanto a gravidade da situação, estou totalmente leigo. Graças a Deus meus sistema imunológico é bem forte e aqui as coisas parecem estar bem tranquilas quanto à tal gripe.

    Bjoos!

    ResponderExcluir
  10. É um exagero. O legal é que, no meu cursinho, a galera viciou em álcool em gel (confesso que eu também, é geladinho e dá realmente uma sensação de limpeza...rsrs). Mas tem gente que só ficou higiênica agora por causa da gripe suína. Isso é ridículo. Sempre gostei de estar limpinha, com as mãos sempre lavadas.
    Mas concordo com você. Não há porque alarde. Se fala da gripe suína como algo apocalíptico, aff!!
    Beijão! :D

    ResponderExcluir
  11. evolucionista total darwin regozija-se (tsctsc)

    ResponderExcluir

agora me conte você…