terça-feira, 23 de setembro de 2008

antropofagia da tribo [ou] os gays que me envergonham

eu sempre achei que gays, por serem gays, deveriam ser pessoas livres de qualquer tipo de preconceito, partindo do pré-suposto, obvio, de que gays fazem parte de uma minoria massacrada pelo preconceito a centenas de anos. enfim, nem eu mesmo sabia o quanto eu estava enganado. vejam a situação: estávamos sentados de frente ao trailler de lanches, éramos cinco, três mulheres e dois homens, ambos gays. eis que veio caminhando um rapaz negro, que até então eu nunca tinha visto na cidade.

- gente, olha que rapaz bonito - eu disse.

as meninas concordaram comigo. eis que, automaticamente, meu amigo diz:

- deus me livre! gente, ele é preto!

houve um segundo de silêncio. ninguém disse nada, se é que alguém conseguia pensar em alguma coisa realmente inteligente depois de uma frase tão preconceituosa. eu tomei da palavra primeiro.

- e qual o problema dele ser negro? - perguntei.
- nenhum, sei lá, não gosto, tenho nojo - ele respondeu, totalmente desconcertado, talvez tenha percebido o nível de preconceito da frase anterior.

meu discurso foi longo... as meninas caíram em cima falando também. o que mais me assustou foi o quão automática que a frase saiu da boca dele. é triste, antes de qualquer, ver uma pessoa que sofre preconceitos todos os santos dias, como meu amigo, porque ele é afeminado, ter preconceito, com um semelhante.

são esses os gays que me dão vergonha. pior de tudo é saber que essa atitude de meu amigo é característica de vários gays ao redor do mundo. existe uma antropofagia de nossa tribo que me assusta. as monettes fashion que odeiam as bichas pão-com-ovo, que por sua vez odeiam os travestis, que odeiam as barbies, que odeiam os bears e assim segui-se todos mastigando todos vivos, sem lembrar que somos todos farinha do mesmo saco.

agora, sem hipocrisias, até porque eu já devo ter dito para vários leitores de meu blog no MSN que eu não me interesso [muito] sexualmente por negro, o que é um direito que eu tenho, todos nós temos preferências sexuais e isso nem discutível é. tenho diversos amigos de pele escura, não me relacionar sexualmente um um determinado tipo de humano, não me dá o direito de sair por aí dizendo que eu tenho nojo de quem quer que seja, até porque comigo não é assim. antes de qualquer coisa nós somos todos seres humanos, feitos da mesma matéria decompositora, totalmente semelhantes por dentro e por fora. e o que se vê por fora é apenas uma casca. tem que chegar logo o dia que as pessoas vão colocar em suas cabeças que cor, religião, sexualidade, não são fatores determinantes para definir o caráter das pessoas. para que mais lindo, loiro, branco de olhos azuis [e gay] do que adolf hitler, no entanto, matou milhões de pessoas sem causa nenhum, em contra ponto, temos zumbi dos palmares, que era negro, e salvou centenas, ou mais, de vidas.

eu disse para meu amigo: "olhe ao seu redor, olhe para essa cidade, o país que você vive, seus parentes, não há ser nativo no brasil que possa dizer que não é mestiço, que não tenha, mesmo que o mínimo, de sangue negro correndo nas veias. o brasil foi construído por mãos negras, nossas terras foram regadas com o suor desse povo. e no entanto, você, e eu também não reconhecemos isso. negros são superiores. é o povo que tem mais gana. que ri quando é de chorar! se eu fosse você eu me envergonharia desse tipo de atitude preconceituosa, porque isso é uma doença, liberte-se antes que seja tarde demais."

como consideração final, eu vos digo, mesmo que difícil, libertem-se desses tipos de atitudes preconceituosas, se você não as tem, meus sinceros parabéns. mas se você é preconceituoso, vou te contar... você é doente, e deveríamos todos ter, não nojo, mas pena de você.

18 comentários:

  1. Simplesmente um dos melhores textos que voce já fez!

    Eu também escrevi algo nesse aspecto ontem!

    Parabens querido!
    Beijo
    :D

    ResponderExcluir
  2. Vc tem toda a razão,Jarbas. É algo muito irônico e inadmissível pra quem já é discrimnado. Mas é a realidade de um país tão grande e tão cheio de incoerências.

    Abração!!

    ResponderExcluir
  3. Cheio de razão e de verdade o seu texto.
    Tomara que chegue e toque várias pessoas.
    Bjo, amigo

    ResponderExcluir
  4. seria bem mais fácil se mais pessoas também tivessem a mesma linha de pensamento =/
    belo texto!
    boa semana pra ti :*

    ResponderExcluir
  5. oxenteeeeee
    que ridículo isso que ele fez
    se fosse outra coisa negra ele ia axar lindo!

    ResponderExcluir
  6. Q texto ótimo o de hj, mt bom msm. Concordo em gênero, número e grau com vc, que atitudes preconceituosas não estão com nada. Mas sabe acredito que todos sentem preconceito de alguma coisa, sabe acho que é da natureza humana. O que nos difere é o que fazemos com esse sentimento ruim ....

    ResponderExcluir
  7. Como conversamos...

    Quanto ao seu amigo, que vc disse, é efeminado, a questão dela pode ser outra. Ela assumiu tanto para si o estereótipo da "bichinha" que até a sua forma de pensar está ligada a níveis estritamentes sexuais. Quando se falou do rapaz, a primeira linha de raciocínio dele foi se imaginar fudendo com ele. O que fez com que ele falasse o que falou... ou seja, não é o tipo dele, mas ele não soube se expressar.

    Beijão!

    ResponderExcluir
  8. não tem nem o que comentar
    mente limitada, cérebro atrofiado, atitude comum demais

    ele fez de forma natural e sem esconder o que muitos fazem entre piadas e gracejos a todo momento, achando normal

    ResponderExcluir
  9. ADOREIIIIIIII O TEXTO

    BJOOOOOOOOOOOO



    HAIRYBEARS
    http://hairybears.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  10. Oi,

    Encontrei seu blog por acaso. Comecei a ler ... e na medida que isso ia acontecendo, sua história começa a me envolver.

    E a minha curiosidade só aumentando. Não consegui parar de ler. Mesmo não te conhecendo, gostei de vc. Me parece uma pessoa honesta consigo e com os outros.

    Tenho um blog também - bem diferente do seu, pra falar a verdade! Me visita...

    E muito sucesso!

    ResponderExcluir
  11. O Brasil é realmente um dos países mais preconceituosos que conheCO, mas é um preconceito BURRO e sem fundamento, já que na maioria das vezes temos algo dentro de nós que está incluso no preconceito que sai da boca...

    É o fim da picada.

    Ótimo post
    Abs

    ResponderExcluir
  12. Meu amor, adoro esse jeito de escrever... e vc,como sempre supera-se, mas não te assusta.
    Pessoas são pessoas independente de cor, raça, opção sexual, nível intelectual, financeiro e afinsss

    Sempre guardamos dentro de nós e veneno da mesquinhez, que se mostra com várias faces diferentes...

    um beijo e muita sorte, sucesso e mais letras... letras, amoresss, cores..

    ResponderExcluir
  13. é..o preconceito, em especial o racil, é muito dificil de aceitar.
    mibnha mãe é negra...e quando eu era bebê, uma senhora chamou a policia achando que ela tinha me sequestrado..foi horrivel... ela teve que mostrar a certidão de nascimento pra provar que era minha mãe!

    agora, todos nós somos preconceituosos de alguma maneira...eu mesmo não tolero quem ouve arrocha... hauhauhauhaua

    ResponderExcluir
  14. infelizmente dentor dso próprio meio existe segregações...

    ResponderExcluir
  15. "Preconceito: onde você guarda o seu?"
    E é assim mesmo.

    Eu espero que haja solução algum dia, mas acho difícil =/

    ResponderExcluir
  16. sinceramente?
    Preconceito nao entra na minha cabeça. Esim! estou sendo sincera!
    E não eh com a seguinte frase " ah... naum sou preconceituosa. Mas tenho nojo"
    puff. dá no mesmo.

    E negros são o que há. *-* Mas branquelos tbm. ù_u

    ResponderExcluir
  17. sinceramente?
    Preconceito nao entra na minha cabeça. Esim! estou sendo sincera!
    E não eh com a seguinte frase " ah... naum sou preconceituosa. Mas tenho nojo"
    puff. dá no mesmo.

    E negros são o que há. *-* Mas branquelos tbm. ù_u

    ResponderExcluir
  18. Gostei muito deste testo e parece-me que a attitude do seu amigo nao é so uma coisa de "gays". Nao por ser gay alguem tem que ser uma pessoa livre! Conheço gays que sao contra o matrimónio gay... come alguem pode entender isso?

    Eu nao gosto muito dos loiros mais... nao tenho nojo tambén nao!

    Desculpa o meu portugués porque faz pouco que lo estudo!
    Gostei do seu blog.
    Beijokas,
    Caro

    ResponderExcluir

agora me conte você…