domingo, 30 de março de 2008

[os humanos tem me dado medo]²

era para nós nos juntar o grupo para fazer uma despedida para minha amiga que estava indo embora para são paulo [mais uma]. acabou que fomos apenas ela, o irmão dela, o atual affair e eu para o trailler de lanches da rua de baixo.
lá tudo muito típico, comíamos, bebíamos, riamos e muitos outros "íamos" de gente que estava se divertindo. concordem comigo que a pior parte de beber cerveja é que depois da primeira ida ao banheiro parece que abre as comportas da hidroelétrica de itaipu e toda hora a gente fica querendo ir no banheiro.
além de nós tinham outras pessoas em seus respectivos grupos comendo, bebendo, dançando e muitos outros gerúndios de pessoas que estão se divertindo sem causar problemas ao outros. a melhor coisa de estar num lugar publico é cada um respeitar o espaço do outro e tudo mundo fica bem sem grandes conflitos. mas nem sempre é isso que acontece.
num determinado momento minha amiga sentiu vontade de ir ao banheiro e eu resolvi a acompanhá-la porque também queria fazer xixi, o banheiro fica a alguns [muitos] metros do trailler e lá fomos nós dois, rindo horrores e totalmente despreocupados já altos por causa do álcool, na volta um grupo de rapazes que falavam alto e estava visivelmente bêbados ia descendo a rua, enquanto nós passamos eles pararam e começara a falar muito alto, na verdade eles começaram a gritar coisas comigo, tipo:

viado, bicha, boneca barbie [meu sonho ter aquela cintura. cof.]. até aí tudo bem, tudo bem não, suportável, okay, suportável também não, eu diria não preocupante, eu geralmente não debato com gente desse tipo, ainda mais quando esse tipo de gente está bêbada e discutir com bêbado nunca é uma boa opção - me diga que é andy warhol que eu debato com você.
não sei bem porque, talvez por meu descaso com eles porque eu nem fiz questão de olhar para a cara de quem estava falando, um deles possivelmente o menos sóbrio começou a gritar:
"eu não sei como um homem do lado de uma mulher gostosa dessa não faz nada, toma vergonha na sua cara bicha desgraçada" depois outro gritou: "concerta seu torto, qual o gosto de dar o cu boiola?!". sabe aquela vontade de sair correndo para cima e bater na pessoa até ver sangue?! foi exatamente isso que eu senti, mas não é do meu feitio brigar no meio de rua ou no meio de qualquer outro lugar [não é meu feitio brigar] mas que me deu vontade de bater neles deu.

eu me senti tão humilhado, tão desgostoso com a situação, estava tudo tão bom, tudo tão em paz, aí vem um bando de idiota do nada e lhe joga um balde de água fria, chega dar aquele aperto no coração, ao menos apenas minha amiga apenas estava escutando tudo o que eles diziam, mesmo assim não deixei de me sentir humilhado, mas segui meu caminho sem falar nada, sem olhar para trás. eles não pararam, quando eu já estava de costas para eles um deles gritou: "toma cuidado! se eu te pego numa reta sozinho eu te bato até você virar homem" nessa hora eu senti medo, muito medo. e caminhei mais rápido. imagina só isso?! apanhar porque causa de sua orientação sexual, e eu que achava que o interior da caatinga era um lugar pacifico, certo que eles estavam bêbados, mas como diria minha amiga: "a bebida entra e a verdade sai" [?] isso de certa forma tem me preocupado, eu que sou uma pessoa que ando nessas ruas altas madrugadas sozinho, pense, vai que por azar encontro com um desses sozinho, apanho até morrer. não que eu ache que isso vá realmente acontecer um dia, mas nunca se sabe, ninguém conhece ninguém.
me entristece demais saber que no mundo ainda existe esse tipo de gente. eu nem consigo explicar o que eu sinto, sei lá, é que eu tenho tudo tão bem resolvido dentro de mim e geralmente estou ao redor de gente tão resolvidas com elas mesmas, é estranho você ver esse tipo de comportamento medieval. é que meus amigos são praticamente todos heterossexuais e são pessoas de mente tão aberta e não desprovidos de preconceitos que me assusta [mais do que deveria até] ver esse tipo de atitude próximo a mim. penso que esse texto está sem sentido, perdoem me é que eu ainda estou meio confuso e não sei bem o que pensar. como eu já disse antes, não gosto de contar coisas ruins aqui no blog, mas eu precisava dividir e vejo todos vocês como bons ouvintes e às vezes a gente só precisa de alguém para ouvir o que temos para dizer, peço desculpas por descarregar essa lama em vocês.

pior de tudo é que você olhar ou redor e pensar: "uau, estamos no Brasil e temos a maior parada gay do mundo" sim, e de que isso vale quando o país não tem políticas serias e integração e valorização do publico homossexual?! eu não quero ir para a rua com um camiseta baby look uma calça mega apertada e sair beijando e me esfregando com quem quer que seja, não estou dizendo que todos quantos freqüentam a parada vão com essa intenção, mas é a impressão que me dá observando tudo aqui de tão longe. entra ano, sai ano e tudo continua tão estagnado e pessoas continua sofrendo, sendo humilhadas, machucadas como eu fui. não estou aqui fazendo a linha luciano hunk que escreveu num jornal para reclamar que roubaram seu rolex caríssimo enquanto pessoas morrem debaixo dos pés dele. não, não é isso. o que eu passei é o mínimo diante do que muita gente tem passado, diante de tanta gente que tem morrido brutalmente por ter coragem de dar a cara a tapa e dizer que são gay, lesbicas, bissexuais e travestis. ninguém diz nada, ninguém faz nada, e todos ficam continuam pesando que o mundo gay são luzes estroboscopicas, orgias sexuais e glitter. enquanto isso o sangue purpurinado de muitas bichas é derramado nos guetos e ruas escuras do mundo inteiro. talvez o maior problema de todo o publico homossexual é tentar mostrar que somos diferentes, pois eu digo, não somos diferentes somos iguais, absolutamente iguais a qualquer um outro hetero que existe no mundo. temos os mesmo medo, angustias, amores, paixões, desilusões, somos tão capazes quanto qualquer outro ser humano. eu sonho com o dia que o mundo será um lugar livre e justo, talvez eu o verei, talvez não, mas não deixo de desejar um mundo onde as diferenças serão respeitadas e todos seremos considerados diferente, porém iguais.

24 comentários:

  1. eu nunca passei por uma situação dessas, mas imagino como deve ser humilhante e horrível ser alvo de tal preconceito.. a bebedeira deles não justifica.. só potencializa algo que eles já fariam naturalmente..

    realmente não vejo uma luz tão cedo para que a intolerância deixe de ser comum no Brasil.. temos maior parada glbt do mundo.. mas a parada já faz muitos anos não é (será que já foi?) um ato político, tá mais pra uma rave.. uma festa.. que pode e deve acontecer, mas organismos de defesa a causa devem agir mais independente da parada... devíamos nos unir mais forte para ver nossos direitos respeitados...

    enquanto isso não acontece: pessoas são agredidas, mortas e humilhadas, por se aceitarem diferentes na orientação sexual.

    Concordo com você não devemos buscar nos diferenciar e sim, pelo contrário, mostrar que somos seres humanos iguais a todos.. que a orientação sexual é uma característica e não um fator limitante.

    beijão Jarbas!

    ResponderExcluir
  2. Parabens pelas palavras,pelo desabafo,JARBAS.
    Nunca passei por nada semelhante,mas reconheço que estas coisas ainda acontecem e muito.
    Principalmente mas cidades pequenas.
    Abração e se cuida!!

    ResponderExcluir
  3. Cara na boa. Você foi macho pra cassece pra sair no armario, ainda mais numa cidade pequena, e se tua família te aceita e teus amigos não te viraram a cara, você tem tudo que precisa.

    Acho que não tenho essa coragem, nem essa segurança.

    Abraço grande.

    ResponderExcluir
  4. eu não tenho nem palavras...

    Revoltante.

    e, o meu medo, é de mim.
    Pq eu bateria. Até ver sangue.

    Medo deles, de mim e do mundo.

    ResponderExcluir
  5. Bem Jarbas, mais do que preconceito, a situação descrita é uma falta de tolerância. Tolerância sim que falta tb nos discriminados. Todos, digo, todos nós temos nossa forma de preconceito. O que os rapazes fizeram contigo na rua é abominável, e isso só acontece pq estão em turma, nenhum dos "machões" iria abordá-lo sozinho, pq grupos, multidões sim são perigosos, pq cegam qdo sentem-se engrandecidos e fortes, um palhaço desses, sozinho, jamais te agredirá.
    Sobre o Luciano Hulk, faço uma observação. A matéria dele no jornal, de longe estava demonstrando o interesse pelo "rolex" roubado, e sim pela inércia das autoridades e pela sensação de impotência que sente diante de uma pessoa armada, agressiva, que em segundos pode lhe tirar a vida. A matéria dele era um grito de desespero de alguém que viu a morte sondar-lhe naquele momento. Ele não precisa chorar um rolex, mesmo sendo esse presente de sua esposa. Não há nele e nenhuma outra pessoa de posse abastada o interesse pelo material, é a possibilidade de morrer por tão pouco, vitima de uma desigualdade arraigada em nossa sociedade, em nossa apenas não, em 80% do planeta. É isso que fere, não o bem material.
    Não sinta-se humilhado, rebaixado, ou qualquer outro sentimento parecido. A sua orientação sexual te pertence, e só vc pode fazer dela algo vergonhoso. Como imagino seu caráter sei que jamais irá tomar atitudes que denotem indignidade. Infelizmente o mundo está cheio de perversão, de pessoas “perversas”, de invejosos, de gente carregada de remorsos e rancores. É difícil lutar contra isso, e posso dizer que minha geração, a sua ou as que vierem ainda terão o ranço do preconceito enraizado.
    Portanto releve, não viva essa situação, esqueça. Foi bom o desabafo. Isso faz com que todos pensem, mas vc é maior que tudo isso, então continue como se nada disso tivesse ocorrido, e a esses palhaços, aquilo que lhes cabe, o anonimato...pq pseudo seres humanos, nada mais são do que animais bípedes que se manifestam com a fala. Deixe pra lá...

    abraço

    ResponderExcluir
  6. sei cm eh isso

    se sentir acuado, cm medo do q o povo pode fazer pq vc tem um jeito afeminado ou pq vc escolheu se relacionar sexualmente com homens

    jah passei mt por isso
    td homossexual deve ter passado, principalmente na escola

    minha escola primaria naum eh o q se pode chamar de ambiente de educação

    soh havia meninos brutos, peconceituosos e q mts vezes deram depoimentos desse tipo na minha cara

    e o pior era naum ter cm quem falar
    minha mãe naum poderia saber q tds sabiam q eu era gay qd ela finge q naum percebe

    o resto eh resto

    lembro do filme "o segredo de brokeback mountain"e a cena em q o pai de ennis leva ele e o irmão para verem o gay morto pela sociedade

    aquele filme mostrava a realidade dos anos 60 do interior dos USA.
    estamos no seculo XXI
    deixemos esses preconceitos d lado

    xx

    ResponderExcluir
  7. realmente dá vontade mesmo de já chegar dando bicudas nesse povinho provinciano.
    Eu fico revoltada qdo vejo esse tipo de situação acontecer ainda hoje. Tenho mto a dizer sobre esse assunto, mas me sinto tão indignada que, prefiro nem comentar.
    Abaixo o preconceito!!!
    e ó, vc é MUITO MAIS do que isso tdo!
    bjão inho

    ResponderExcluir
  8. Ai Jarbas, revoltante isso.
    demais.
    não deixa o medo te tirar aa legria não
    :*

    ResponderExcluir
  9. Como alguém que morou em todo tipo de interior antes de se mudar para a maior cidade do país, sei bem do que está falando e de como o Brasil não é um país civilizado ou justo com os homossexuais.

    Mas me deu um aperto no coração a saudade de sentar com amigos num trailer de lanche e dar boas risadas.


    Esse tipo de felicidade não anula as injustiças da vida, mas torna-a maravilhosa e viável =)

    ResponderExcluir
  10. Acho que o maior erro que nos homossexuais cometemos é abrir a boca pra falar: eu SOU gay! acho que essa palavrinha SOU no contexto da frase e do assunto envolvido deixa a entender na cabeça de muita gente que nós estamos nos pondo como uma raça diferente da humanidade em si. temos que fazer as pessoas entenderem que nós somos homanos tbm e nãp é com paradas super purpurinadas que nós vamos conseguir isso. nao adianta tanto gliter se a maioria dos gays nao entende o verdadeiro sentido da parada, como dizia minha ex-professora de literatura que é travesti: aquilo é só um grande carnaval gay fora de época. ninguem sabe pelo que esta lutando, muitos nem se importam, e nem sabem o que estao comemorando, grande parte naum sabe nem o que significa diversidade(num dizendo que os homossexuais sao burros, muito pelo contrario, sao pessoas de mente aberta). nossa luta não é no meio das ruas vestidos de pantera ou de mulher(não faço isso e nem gosto, mas nada contra quem faz, nasci homeme e gosto de ser homem, mas naum significa que eu naum possa amar outro homem), nossa luta é perante o poder legislativo para deixarem de nos tratar como animais e nos conceder os direitos que todo mundo tem. eu já sofri isso que vc passou, eu e meu ex-namorado fomos ameaçados duas vezes de morte no meio da rua e em outra eu quase fui atingido por uma pedra que jogaram na gente. mas não adiantava ir na policia, não tinhamos provas e mesmo se tivesse ninguem ia fazer nada, infelizmente. realmente da muito medo, cuidado amigo mas naum deixe de viver por causa disso. ninguem tem nada a ver com sau vida. e como eu falei em minha poesia NÓS somos super-humanos, mas naum pq temos uma sexualidade diferente e sim pq somos capazes de entender que para o amor naum há barreiras. esses mal amados estao com inveja da sua inteligencia, vc já percebeu que a maioria dos homossexuais tem um intelecto trabalhado? isso é pq nossa mente é mais aberta, e como dizia Einstein uma mente que se abre a uma nova ideia jamais retorna a seu tamanho original. siga sua vida e seja o super ser humano que vc é. um dia vc ira estar lá em cima e de la vai olhar para esses primatas(com todo respeito aos primatas)e vai dar a sua mais linda e caprichada rabisaca! bjo amigo e fica bem.

    (ah eu tbm moro em cidade pequena)

    ai vai uma reposrtagem de um site que eu adoro que mostra a idiotisse das pessoas, um grupo de homossexuais foi atacado por um grupo de skinheads http://www.acapa.com.br/site/noticia.asp?codigo=4002&titulo=Grupo+com+30+skinheads+ataca+jovens+gays+na+%22pra%E7a+Trianon%22

    ResponderExcluir
  11. A verdade é que todo mundo finge que esse e outros preconceitos não existem mais.. Infelizmente eles existem e eu sempre fui na Parada Gay... Posso dizer que antes era uma coisa muito boa de ser vista, mas a do ano passado me deu vergonha.. São milhares de ht's bebados, fazendo xixi nas pessoas que passavam (um fez na minha bota). As pessoas as vezes se comportam como animais e não conseguem ver e aceitar as diferenças.. É assim em tudo.. com homossexuais, com raças diferentes e até com times diferentes.. Dá vergonha de um Brasil com tanta impunidade.. Vergonha e medo...

    Beijos...

    ResponderExcluir
  12. Cara, infelizmente não foi a primeira vez que leio sobre isso com pessoas "próximas", mas eu mesmo já apanhei numa saída de metro, onde na epoca preferi que acreditassem que eu era Clubber, braço engessado por 21 dias...
    Imagina se eu falasse que não era clubber...
    Tomara que tudo mude...
    Abraços

    ResponderExcluir
  13. isso é cotidiano
    e a parada se bobear, estarão esses mesmos aí só na espreita, bizoando... gente que não é resolvida, desconta nos outros a sua própria frustração seja ela qual for... lamentável, mas cotidiano, triste cotidiano.

    ResponderExcluir
  14. O pior é que o que o Mans disse está certo, eles descontam em qualquer um sem motivo, acho que o problema da tolerancia é o grande em cima de tudo isso.

    Aliás esse lance da parada é uma grande bobagem, na Europa não se tem esse evento, mas as autoridade garantem o direito aos homossexuais muito mais que no Brasil.

    Realmente a parada está mais para um carnaval mesmo...

    Com mais instrução , tolerancia e dignidade, acredito que sejamos capazes de derrubar essas barreiras!

    Não se deixe abater, precisamos reafirmar nossa posição COM RESPONSABILIDADE na sociedade para termos respeito. E não fazer como aquela travesti que dançou na assembléia legislativa de São Paulo.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  15. Ah,Jarbas... como eu fiquei triste por vc ter passado por isso...

    E imagino que em um acidade pequena como a sua, vc até mesmo deve conhecer essas criaturas de vista...

    Meu querido, só procure não se expor demais...

    Beijão!

    ResponderExcluir
  16. Ah,Jarbas... como eu fiquei triste por vc ter passado por isso...

    E imagino que em um acidade pequena como a sua, vc até mesmo deve conhecer essas criaturas de vista...

    Meu querido, só procure não se expor demais...

    Beijão!

    ResponderExcluir
  17. Acho que não há muito para falar depois dos comentários anteriores... Mas, definitivamente, o humano é o único ser que regride... Einstein estava corretíssimo.

    ResponderExcluir
  18. pode ter certeza..
    ja tive em situações piores

    ResponderExcluir
  19. Lamentavel, triste, grotesco...e por fim desumano, o que esse animais fizeram com você, foram palavras mas que ferem como lâmina... e o pior, é que "vivemos num mundo livre", mas tristemente limitados a conivermos com esses trogloditas, que na verdade estão muito abaixo de qualquer animal irracional de verdade...gr...grrr eu fico uma fera quando sei de uma injustiça, imbecilidade dessas!
    Colega, va em frente, não se limite por essa gente, você é muito melhor que toda essa mesquinharia!!!
    E tenho dito!!!

    ResponderExcluir
  20. cara admiro sua coragem
    esse idiotas tem defeitos qeu sao vistos como qualidades
    é uma otica distorcida da sociedade
    cara vc tem um coracao bom ... sei la...
    tente ver essas pessoas com seus defeitos e insegurancas... eles sao fantoches do mundo e vc esta aqui p escrever sua historia

    bjos

    ResponderExcluir
  21. poxa, jarbas, que situação chata... se eu tivesse aí, vou nem mentir, acho que partiria pr cima desses idiotas.

    em todo caso, achei muito válida a reflexão que você fez sobre o que aconteceu. mostra que, diferente daqueles imbecis, você tem algo que o coloca pra frente: o cérebro.


    beijos!

    ResponderExcluir
  22. jarbas meu querido, fiquei super chateado ao saber disso. acho justo que vc desabafe mesmo, acho que todos aqui adoram vc independente da siatuação que vc narre.

    essa é uma situação patética. mas a realidade é justamente essa aqui no Brasil tudo é levado na festa, quando por trás ainda tem muita coisa mau resolvida e preconceito.a gente acaba seguindo com nossa vidinha, conviendo com essas coisas e pronto.

    a gente sempre se abate quando ocorre algo assim, felizmente isso não acontece comigo aqui. vc tem que tomar muito cuidado, principalmente ao sair a noite.

    beijos e fiquei bem amigo! saudade de conversar com vc no msn!!

    ResponderExcluir
  23. Sem palavras...
    eh simplismente MEDIEVAL mesmoooo

    Infelizmente acontece realmente
    na verdade presenciei varias vezes e pior de tudo...com amigos meus, tanto da parte dos idiotas quanto a sua.

    Ridículo galera
    Abaixo o preconceito!

    bjokas

    ResponderExcluir

agora me conte você…