quinta-feira, 13 de setembro de 2007

[História 064: el medico]

Nos últimos dias começou a fazer um friozinho gostoso à noite aqui na Bahia – coisa realmente muito rara eu admito. Na verdade aqui o termômetro marcou 20°c o povo já pega casaco.
Enquanto a população excomungava o frio recém-chegado, eu levantava as mãos para os céus a agradecia a Deus por ter oportunidade de ver a Bahia esfriar, o que acontece em seguida? Começo a usar um cobertor guardado no recanto do meu guarda-roupa desde que você usava mini-saias [uau!] dormi tranqüilo e quentinho [ai delicia] ... na manhã seguinte acordo com uma “pluiguicinha”, uma coceirinha nas costas – “ah, não deve ser nada, eu pensei” e a vida seguiu no habitual, o frio continuou, uma semana se passou e a cada manhã a coceirinha aumentava, num dia desses eu penso: “oh, deixa eu ver o que é isso que eu tenho nas costas...” quando eu fico de costas diante do espelho quase quebrando o pescoço na tentativa de ver algo, eis que deslumbro com minhas costas totalmente empolada, coberta de pontinhos vermelhos que lembravam acene; pronto, meu suplicio tinha começado. Pense comigo, aprece que quando a gente tem consciência da doença mais ela ataca, ou melhor mais a gente tem a impressão de ter os sintomas, a partir daqui meu calvário começou, as costas coçavam, coçavam, coçavam e coçar as costas, ou melhor, tentar coçá-las é uma experiência traumatizante; corri mostrei para a minha mãe.
“Jesus tende misericórdia, o que foi isso meu filho?!” foi a única cosia que ela disse, não ajudou muito, e a coceira só aumentando, mamãe em sua sabedoria descomunal praticamente me deu um banho de álcool etílico; ótimo, aliviou e muito.
Dormi de novo, na esperança de acordar no outro dia sem nada [doce ilusão] quando eu acordei no outro dia [domingo] a alergia estava três vezes pior do que já estava, o que fazer então? Hospital aqui vou eu...

Como você imagina a sala de espera de um hospital publico no Brasil? Gente entrando, gente saindo, criança chorando, velho gemendo, um pandemônio. Certo? Pois minha cidade é tão do contra que a sala de espera estava completamente vazia se vacilar o hostipal estava vazio e a atendente tava do lado de fora conversando com os seguranças. Cheguei fiz a ficha e em menos de três minutos estava sentado do lado de fora do consultório.

“puedes entra” disse uma voz masculina “buenas tardes” era o medico.
“espanhol?” pensei “era o que mim faltava”
“o que sientes hoy?”
“eu estou com uma alergia nas costas e apareceu de uma semana pra cá, tá coçando bastante” eu respondi.
“dejame me ver?”
[levante a camiseta e mostrei]
“me parece igual as que tu tienes em la cara!” ele disse.
Levantei uma sobrancelha, e disse: “não é acne não, porque as das costas coçam e apareceram por agora!”
O medico ficou de pé diante de mim, pensei: “vai me dar uma porrada”, eu sentando, ele disse: “no necessitas ficar “nerboso”, fiques de pé” assim eu fiz... fiquei de pé, deu vontade de rir na hora o médico ficou da altura de meu peito.
“asenta otra vez” ele disse “o que tu mudastes de tu habitual?”
“eu comecei a usar uma coberta que estava a muito tempo guardada” eu respondi.
“dejame ver tu cara” disse e pegou no meu rosto meio sem jeito, e mexeu pra lá, mexeu pra cá, quase quebrou minha mandíbula, vou para a cadeira e sentou diante de mim, e começou a escrever no prontuário e numa receita.
“usted tiene ácaros” diagnosticou.
“o que?” eu disse, foi instantâneo.
“ácaros”
“eu tenho o que?”
“Á - ca - ros”

– pausa para consulta no dicionário –
Ácaros s.m (Entomol)
1. nome comum a todos os acarinos.
2. aracnídeo que produz a sarna; á.ca.ros.
– fim da consulta –

ai meu Deus, eu estava com sarna, mas não é cachorro que tem essa doença? Pelo visto não, eu na minha sorte incalculável peguei uma doença que até então eu achava que só cachorro tinha, enfim, o médico me explicou que isso é normal principalmente por eu ter usando o cobertor sem deixá-lo ao sol ou lavá-lo antes e que os ácaros se desenvolvem em panos que ficam muito tempo no mesmo lugar, blá, blá, blá. Escutei tudo com atenção, peguei a receita que o médico boliviano [ah, eu descobri a nacionalidade dele depois] e fui para a farmácia, o que aconteceu lá rende outra história [que ficará para depois].
Pensando pelo lado positivo – se é que tem um – ao menos eu tive um atendimento internacional; boliviano eu sei, eu sei, mas é internacional, ser atendido por um medico, mesmo que boliviano não é pra qualquer um não. vou te contar...


ps.: foto meramente inlustrativa.

9 comentários:

  1. nossa...
    que atendimento...
    meu deus não acredito que você não lembra de lavar o cobetor, principalmente na bahia que é quente e seca rapido

    ResponderExcluir
  2. No Creio!!! Tenho certeza que esse foi o boliviano que me atendeu no Pronto-socorro do Samu uns dois meses atrás! Minha rinite tava atacada a ponto de não aguentar, meu nariz tinha até sangrado e eu não entedia nada do que ele dizia. Meu namorado que teve que interpretar. Ele disse assim, no portunhol dele,"você está muito mal, muito mesmo, escuta ai" E mandou eu escutar meu peito enquanto eu respirava fundo. Depois, quando eu já estava tomando inalação, ao invés de atender outro paciente, ele ficou conversando sobre várias coisas com meu namorado. Quando a enfermeira disse que tinha gente esperando ele faltou bater nela: "não está vendo que eu estou conversando com o paciente?" e a enfermeira: "a paciente está lá" e apontou pra mim.

    Isso era sexta, tomando os remédios que ele passou, fiu ao Pneomologista que me passou uns exames e tal. Quando eu mostrei os remédios que o boliviano tinha passado, ele disse que aquilo não tinha nada a ver com o que eu precisava e tinha, que era inicio de bronquite, devido ao agravamento das minhas sinusites e rinites. E eu pensando "bem que eu vi que eu não tinha melhorado".

    Mas foi divertido.

    ResponderExcluir
  3. Sarna inho?!o.O

    Ai que engraçado.

    Senhor.

    Essas coisas só acontece contigo mesmo.

    Beijo meu cachorrinho sarnento.xD

    ResponderExcluir
  4. frio na Bahia, hospital público sem fila, médico boliviano, sarna?

    realmente a realidade às vezes é melhor do que a mais inventiva das histórias..

    melhoras viu?

    beijao

    ResponderExcluir
  5. ich...c tá tendo q ferver suas roupas?
    meu irmão pegou sarna uma vez...ele encheu de pereba...teve q tomar uns chás amargos da roça, ferver as roupas..não teve remédio de farmácia q o curasse...


    melhoras inho...

    ResponderExcluir
  6. kkkkkkkkkkkkkk
    meu Deus...
    eu tenho certeza q essa sarna
    foi praga daquele cachorrinho
    q vc negou o pão!!!!
    kkkkkkkkkkk
    usa sarnapim , o cachorro
    d minha vó usou , ele estava mal!!
    e melhorou!!! rsrsrs
    " brincadeirinha"
    MELHORASSSS!
    BJ

    ResponderExcluir
  7. poxa que saco!
    mas ta melhorando?
    desejo um otimo fim de semana a vc!

    ResponderExcluir
  8. adorei o jackson

    e viva o mercosul
    kkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir

agora me conte você…