quarta-feira, 4 de janeiro de 2017

Gratidão Não é Escravidão

Eu admiro muito qualquer pessoa que consiga se desprender de valores egoístas para prestar um beneficio a quem precisa; seja essa pessoa necessitada alguém da família, amigos ou até mesmo um desconhecido no meio da rua ou na África. Ter empatia/alteridade e ser capaz de ajudar alguém é sem sombras de dúvidas uma qualidade que diversas pessoas poderiam desenvolver para que o mundo se tornasse um lugar melhor, mas como em toda história, a gratidão também tem seu "lado B", e é sobre isso que quero desabafar.


É com muito incomodo que eu tenho observado que há uma tentativa de usar a gratidão com forma de dominação e opressão. A dita "ingratidão" é tida como a falta de reciprocidade, como se ficasse pairando no ar o sentimento de que se você ajudar alguém automaticamente essa pessoa tivesse a obrigação de se tornar serviu; uma especie de dívida eterna é criada entre os dois indivíduos. Porém, acredito que o principio básico de quem decide ajudar ao próximo seja a não necessidade de que haja algo em troca.

Se esperamos algo em troca daqueles a quem damos auxilio, a gratidão (destorcida) se transforma numa moeda de troca. Se alguém lhe estende a mão com interesse de retorno, isso não é generosidade ou altruísmo o nome disso é utilitarismo, é aproveitar-se, não é uma ação espontânea desprendida de interesses. Observe as pessoas que te ajudaram algum dia, se algum deles agiu esperando reciprocidade, mesmo com o reconhecimento desda ajuda, irá pairar o sentimento de cobrança, como se existisse uma débito entre vocês; quando o auxilio vem carregado de interesse a resposta emocional é o sentimento de libertar-se, pois nesse caso você foi escravizado sem perceber.

Sou grato por todos que me ajudam e me ajudaram até hoje, mas gratidão não envolve subserviência ou negação. O que eu quero dizer é que ser grato não significa que você necessita fazer tudo que lhe é pedido a fim de "pagar uma divida", até porque a gratidão é o pagamento do que é impagável. Por isso repito: gratidão não envolve reciprocidade. Não envolve retorno. Porque quem faz não espera nada em troca, ou pelo menos não deveria. Quem faz algo por alguém, sabe que o a recompensa do ato generoso é o prazer de exercer generosidade. Aquele que tem o coração bondoso se torna satisfeito por exalar o que é bom.

Que o Universo nos livre de todo forma de escrevidão e opressão!