sexta-feira, 30 de outubro de 2015

A Culpa é do Pobre?

Capa do Jornal da Metrópole - Salvador, 29 de Outubro 2015

Esse é um daqueles momentos que eu preciso desabafar tamanha é minha indignação ao ler a matéria da capa do Jornal da Metrópole que expõe a opinião do “digníssimo” Antônio Magno (PT/BA), prefeito da Ilha de Vera Cruz que afirma que a causa do aumento da criminalidade na Ilha se dá devido a "chegada de visitantes de baixa renda". Pensamento insano, desinformado e desnecessário, sim!

Para quem acredita que a opinião desse indivíduo restringe aos limites da pequena Ilha, se engana, a teoria torpe de Magno é um reflexo da politica nacional mais preocupada em seus próprios benefícios do que com as politicas públicas/sociais que visam melhorar a qualidade de vida do povo, seja ele de baixa renda ou não. Não sabe o senhor Prefeito que estão nas mãos dele, e dos outros larápios de Brasília, a solução para que as pessoas de baixa renda não sejam levadas a marginalidade; É sim, função dos poderes públicos a solução dos problemas sociais melhorando a Educação, Saúde, Saneamento Básico, Transporte Público, Geração de Empregos etc, que consequentemente reduzirão os níveis de criminalidade. A solução não esta em superlotar cadeias (muito menos pena de morte, que fique claro!), a solução está na assistência social.
Para um Brasil melhor, para um mundo melhor, é necessário abandonar esse politica elitista, onde quem pode mais é quem possui mais capital de investimento nas campanhas eleitorais superfaturadas dos políticos descompromissados. Chega de enriquecer o setor privado, chega do lobby ostensivo desses grupos organizados que não tem objetivo nenhum além de aumentar cada vez mais os dígitos positivos de contas bancarias escusas no exterior.
Está na hora do povo reagir contra pessoas e pensamentos como esses do prefeito Antônio Magno, e entender de uma vez por todas que somos os patrões dos políticos, por que é através de nosso voto que eles chegaram onde estão. Somos nós, o povo, os responsáveis pela fiscalização dos serviços prestados pelos políticos.

E em 2016 mais uma vez estaremos nas urnas selecionando nossos representantes municipais, não faça como Pilatos que lavou suas mãos, acreditando que não seria responsabilizado por seus atos, mas use as suas mãos para escolher o melhor para sua comunidade, sua cidade e seu país. Pense no coletivo, por que não vai adiantar dizer amanhã que a culpa não é sua por que não votou em X ou Y, como cidadãos a respondibilidade é nossa, sim.
O Governo é do Povo e para o Povo, não se esqueçam!

segunda-feira, 5 de outubro de 2015

Stenio Garcia, nudes e a hipervalorização da juventude

Terça feira, 29 de setembro de 2015 - 23:21 hrs

Eis que surge num rede social uma foto de nu frontal do glorioso ator brasileiro Stenio Garcia (83 anos) e sua esposa Marilene Saade (47 anos) e como já sabemos, nude é igual consorcio, quando você mesmo espera é contemplado com um seu que vazou na web, e quando chega lá, não tem mais jeito.

Vivemos um momento que o acesso a informação e a possibilidade de compartilhar opiniões, estilo de vida, manias, estranhezas etc está cada vez mais fácil; o oversharing é tão gigante que quando não tínhamos mais nada para compartilhar como mundo, decidimos compartilhar o corpo nu; e se vocês acham que eu penso que a nudez e o autorretrato são coisas ruins, muito se enganam, penso que o nude é a libertação, é primícia de uma democracia da beleza mesmo, talvez, distante, é sim possível. Ao meu ver o nude é o acesso direto e pessoa ao (sentir-se) sexy mesmo não estando diretamente ligado aos padrões de beleza estabelecidos pela a industria de massa, mas essa é outra conversa.

Se celebramos o vazamento de um nude de uma Kardashian popozuda qualquer ou daquele ator blockbuster holiwoodiano com barriga de tanquinho por que o alvoroço negativo em cima do nude de Stenio Gacia? Será que a pele enrugada ou cabelos brancos é algo tão bizarro assim? São esses questionamentos que me motiva a escrever esse texto; é a reação negativa das pessoas ao ver o nude alguém com seus 83 anos de idade. Como se a velhice (ou envelhecer) fosse uma tipo de condenação velada onde a pessoa é obrigada a se reduzir diante os jovens, viver silenciosamente com suas memorias e apenas aguardar a morte. Envelhecer está longe disso, sabia?


Chega a ser ridículo observar o quanto as pessoas hipervalorizam a juventude sem considerar que um dia o colágeno diminui, o cabelo cai (ou fica branco), as juntas começam a doer, a fila da balada passa a não nada divertido, as rugas aparecem e assim a vida vai seguindo e esse é o processo natural das coisas. O que não podemos esquecer é essas mudanças são o que nos torna humanos reais e com as mudanças trazidas pela idade que aprendemos que envelhecer é um privilegio que quiça muitos de nós não teremos.
Uma geração que torce o nariz a imagem de um senior nu, que  talvez, tem uma vida sexual mais ativa que de muito jovem, não viverá o que a maturidade e a velhice tem para o oferecer de bom. E não se assuste, sim, existem coisas boas na velhice.

Sim ao nude de Stenio Garcia, pois envelhecer não é condenação, mas a falta se respeito é fatal (independentemente da idade).